16 abril 2010

Jesus era gay?

http://kspark.kaist.ac.kr/Jesus/Gay%20Jesus_files/jesus%20kiss.jpg

Atenção! Esse texto não representa a opinião do dono do blog.

Por Luiz Mott

Primeiro: para começo de conversa, convém lembrar que há sérias dúvidas quanto à existência histórica de Jesus de Nazaré. Ninguém sabe como ele era: se feio ou bonito, se usava barba ou não, se de olho azul e cabelo liso dourado como costuma ser representado, ou morenão de cabelo crespo como muitos nativos do oriente médio.

Não há nenhum objeto histórico deixado por Cristo: o Santo Sudário (existe mais de uma dezena deles!) é uma fraude, as lasquinhas de sua Santa Cruz se reunidas todas equivaleriam a uma floresta, suas "verdadeiras relíquias" foram fabricadas na Idade Média. Os próprios Evangelhos, a principal fonte informativa sobre Jesus, estão cheios de contradições: um diz que ele morreu ao meio dia, outro às 3 horas; sua genealogia em Lucas e Mateus são discordantes. A fé é sempre um passo no escuro. E nunca vi ninguém remover montanha alguma só com a fé!

Segundo: se dermos crédito aos relatos dos quatro evangelistas, podemos detectar diversas passagens da biografia ou do mito de Cristo que permitem identificá-lo muito mais com a cultura gay do que com a dos machos heterossexuais.

Alguns exemplos: um judeu chegar aos 33 anos sem se casar colocava sérias dúvidas sobre sua masculinidade; Jesus é delicado demais para o padrão machista de seu tempo: "olhai o lírio dos campos...", "deixai vir a mim as criancinhas..." são expressões muito mais próximas da cultura gay do que de machões; o gesto de lavar os pés dos discípulos, na última ceia, jamais seria realizado por macho algum, pois era atividade exclusivamente feminina (e atenção: Jesus mandou que seus discípulos seguissem seu exemplo, ordem explícita em favor da androginia!) ; a relação de Jesus com Maria Madalena, Marta e Maria e com as demais mulheres que o seguiam, lembra mais a relação dos gays com mulheres-simpatizantes, sem envolvimento sexual, do que a relação dos homens heterossexuais com as filhas de Eva.

Terceiro: Jesus tinha uma relação especial, uma amizade particular com João Evangelista, reconhecido pelos apóstolos como "o discípulo que Jesus amava". Quando se conheceram João tinha mais ou menos 15 anos, Jesus 30. Tão íntima era essa relação que na última ceia, João estava reclinado no peito de seu divino Mestre. As primeiras representações desta cena mostram Jesus e os discípulos deitados (e não sentados, como o imortalizou Leonardo da Vinci).

Estar deitado, reclinado no peito de Jesus, é intimidade que dificilmente um macho judeu se permitiria há dois mil anos passados. Tem mais: algumas horas depois deste idílio - onde tomaram vinho e cearam, Jesus e os discípulos passam a noite no Horto das Oliveiras. Quando chegam os soldados para prender Jesus, Judas o beija - gesto delicado comum entre homens da época. Neste instante, diz o Evangelho de Marcos, que no meio da noite, um discípulo saiu correndo nu, deixando cair o lençol que o envolvia. Cena estranha e comprometedora essa de um acompanhante próximo de Jesus estar sem roupa, e fugir enrolado apenas num lençol. Onde tem fumaça tem fogo!

Quarto e último argumento: não sou o primeiro a levantar a lebre de que Jesus provavelmente era homossexual. O historiador Giovanni Dall'orto, encontrou diversos sodomitas italianos do século XVI que foram denunciados à Inquisição por terem dito exatamente isto: que Jesus era homossexual.

O escritor Marlowe, contemporâneo de Shakspeare, também defendeu que Jesus e João Evangelista mantiveram relação amorosa. Eu próprio encontrei no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, a denúncia contra Gregório de Matos, o maior poeta brasileiro barroco, o qual, nos finais do século XVII ousou dizer que "Nosso Senhor Jesus Cristo era sodomita".

Diz o manuscrito que o Boca do Inferno teria usado uma palavra vulgar corrente na época, provavelmente disse que o Filho de Deus era "fanchono" ou "puto" - dois termos populares sinônimos de sodomita. Há outros casos registrados no Santo Ofício de pessoas no Brasil e em Portugal, que disseram que Jesus e os apóstolos eram gays.

Portanto, ao celebrar no ano 2000 o segundo milênio do nascimento de Jesus Cristo, seria esta uma excelente oportunidade para o movimento homossexual internacional reivindicar nossa participação nesta festa maravilhosa, pois há mais de 500 anos os homossexuais reivindicam Jesus como membro de nossa confraria. Claro que vai haver muito escândalo e protesto, negativas, contestações e até vingança. Temo mesmo que haja reações violentas dos cristãos mais fundamentalistas, que para defender a heterossexualidade de Cristo, serão capazes de atacar os homossexuais - como aconteceu no episódio de Zumbi.

Deixar, contudo, passar o milênio sem provocar esta discussão, seria perder fantástica oportunidade para um debate em nível mundial sobre o respeito à homossexualidade, pois se outros deuses, como Zeus e Oxalá, entre tantos outros, eram andróginos ou praticantes do homoerotismo, qual o problema se Jesus, o Filho de Deus, também fosse adepto do amor dos deuses? Dai aos gays o que é dos gays! E se Jesus estivesse vivo, se perguntasse a ele de que lado gostaria de ficar, do lado dos machões ou do lado das criancinhas e dos lírios do campo, não tenho dúvida que ficaria da nossa banda, do lado dos gays!


Sobre o autor
Luiz Mott, paulistano de nascimento, mineiro de criação é Cidadão de Salvador por decreto municipal. Doutor em Antropologia, estudou na USP e na Sorbonne, lecionou na Unicamp, é professor na Universidade Federal da Bahia. Autor de uma dezena de livros sobre Inquisição, homossexualidade, Aids, religião e escravismo, entre eles O Sexo Proibido; Rosa Egipcíaca: uma santa africana no Brasil; A cena gay em Salvador em tempos de Aids. Foi o primeiro gay assumido a ser condecorado como Comendador da Ordem do Rio Branco.

14 comentários:

  1. Respeito sua opinião, mas acho seu texto uma blasfêmia.
    A imagem retratado foi pintura feita muito após sua morte.
    A proximidade física entre pessoas na imagem da ceia não é pecado e, é apenas imaginação do artista. O amor que Jesus tinha (e tem) por João, é o mesmo amor que ele tem até mesmo com quem o injustiçou e continua injustiçando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. isto é loucura ,um absurdo.
    Sugiro que leia e aprenda a interpretar a bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM A PROFESSORA.DIZER QUE CRISTO ERA GAY [E UM ABSURDO TOTAL,QUEM DIZ ISSO DEVERIA SER ENFORCADO

      Excluir
  3. @Jotapeh9907, essa não é minha opinião. Apenas coloquei um artigo do escritor Luiz Mott.

    @Professora Ismaelita, primeiro, já que você julga sua interpretação como a correta, basta colocar aqui. Segundo, esse texto não representa minha opinião, deixei ai bem claro no texto quem é o autor, será que você leu o texto todo? Acho que você não soube interpretar esse texto.

    ResponderExcluir
  4. Grande Igor, entendi perfeitamente quando dizes que o texto não teu. Mas tenho que comentar aqui: pra quem não conheçe Luiz Mott, ele é o homossexual que tem mais acesso aos nossos legisladores, ele é o principal responsável por todas as leis que defendem a liberdade sexual deste país. Ponto.

    Isso é o que a mídia divulga. Mas muita gente não sabe o que está por trás desse camarada, um cara que além de defender a promiscuidade homossexual é também defensor do direito de relações sexuais com crianças e inclusive tem lutado em favor desse direito. Duvida? Então é só ler a obra dele intitulada "Meu Moleque Ideal". Dá uma lida nesse blog e você vai entender bem o que estou falando: http://juliosevero.blogspot.com/2007/08/luiz-mott-pedofilia-j.html

    Quanto aos textos bíblicos, o Luiz Mott usou de muita má fé e fez uso da falta de conhecimento do público para com a Bíblia para querer incucar em todos algumas supostas contradições, que na verdade não existem.

    Gostaria muito de comentar cada parágrafo desse texto e, assim que tiver tempo, irei fazê-lo e postá-lo em meu blog!

    Forte abraço e fique com o Deus que o pedófilo Luiz Mott jura dizer que não existe.

    ResponderExcluir
  5. Beleza Bruno, você tem razão...
    Pode comentar aqui a vontade, você manda!

    ResponderExcluir
  6. ta tudo tranqilo igor em vc post uma informarçao q julgue ser bom repassar....
    ja ouvi falr desse gajo LUIZ...
    sinceramente nen vale a pena dizer algo sobre ele o o q fala....
    ah sou gay e creio em Deus!
    e so axo q ele qiz baguçar, xamar atençao

    ResponderExcluir
  7. Quem coloco isso é um retardado, por que se Deus criou o homem para se reproduzir com a mulher, então, por que ele seria gay?
    A pessoa que escreveu isso Tem que ler mais a bíblia.

    ResponderExcluir
  8. Bom eu não sei se vc crer na bíblia (acho que não parece que a bíblia para vc é um mero livro), mas vc tentar se insentar de algo que vc divulga é algo incabível, bom se vc divulga é porque algo vc concorda. Bom vou deixar aqui alguns versículos se quiser ler.

    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7

    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
    1 Coríntios 1:23

    Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
    Romanos 9:33

    (será que pedra e rocha fala, anda e respira? Interprete)

    Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. 1 Coríntios 8:9

    Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. Mateus 13:41

    Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
    2 Coríntios 5:21

    O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
    1 Pedro 2:22

    Arrependa-se desse escandalo que vc cometeu através do seu blog. leia vc mesmo no livro de 1º João 1.8-9 veja o que está escrito, mas te digo Jesus está voltando e ele levaré os fiés e os guardam a palavra de Deus e as Pratica Leia João cap. 15 e tiago 1.22, bom se vc não acredita na palavra de Deus não posso fazer nada, mas Jesus voltará vc e mais milhões de pessoas crendo ou não, mas leia em apocalipse e em mateus para onde vão os que não creem (não preciso dizer o que acontece, leia e verá)

    Provérbio 1.7 - "O temor a Deus é o princípio de toda sabedoria". termino com esse versículo Inté. não estou te julgando, mas estou defedendo a palavra de Deus e mostrando que há perdão.

    ResponderExcluir
  9. PROVAS DE QUE JESUS CRISTO ERA 100% HOMEM MATEUS 7:28-29 FALAVA COMO QUEM TEM ALTORIDADE , SIGUINIFICANDO VOZ POSSANTE E MAGNÉTICA , QUE SUBJULGAVA OS VALENTES E CONFORTAVA OS HUMILDES . SOLDADOS ENVIADOS PARA PRENDELOS CAÍRAM POR TERRA INPRESSIONADOS POR SEU PORTE VARONIL E SUA VOZ FASCINANTE QUANDO DESSE:''SOU EU A QUEM PROCURAS'' . ELE AINDA DEFENDEU OS DISCIPULOS ASSUMINDO CORAJOSAMENTE QUE O ÚNICO REU ERA ELE JOÃO 18:4-9 .
    TAMBÉM PILATOS GOVERNADOR DA JUDÉIA SE MARAVILHOU TANTO DA SUA SERENA ALTIVEZ EM FACE DA MORTE IMINENTE QUE DISSE AO POVO NO PRETÓRIO ROMANO:''EIS O HOMEM''PILATOS RIA QUE MESMO CARPINDO A DOR MORAL E FÍSICA , SUPORTAVA TUDO , SEM UM GEMIDO , E SEM UMA LÁGRIMA .
    TAMBÉM MATEUS 21:12-14 JESUS ESPULSA OS CAMBISTAS DO TEMPLO SO UM SUJEITO BASTANTE MACHO PODIA ENFRENTAR UM BANDO DE HOMENS FORTES NO TEMPLO .
    O FATO DE JESUS TER CHEGADO AOS 33 ANOS SOLTEIR O ESTÁ EXPLICADO EM MATEUS 19:3-16 . DIZ QUE O CASAMENTO É O IDEAL ORIGINAL , MAS DIZ TAMBÉM QUE UNS POUCOS DÃO LUGAR AO DON DE SOLTEIRO PARA SE DEDICAR MAIS PLENAMENTE A OBRA MISSIONARIA DE DEUS SEM DISTRAÇÃO . ALÉM DO MAIS JESUS FOI O MESTRE DE OBRA DE TODA O CRIAÇÃO DO UNIVERSO ERA O VERBO , E NADA FOI FEITO SEM ELE , SENDO ASSIM COMO CRIADOR TAMBÉM DA MULHER CONHECIA TUDO SOBRE ELA TODOS OS SEUS PONTOS DE PRAZER ELE CRIOU PORTANTO NÃO PRECISAVA EXPERMENTA-LA LITERALMENTE COMO HOMEM . VEIO AO MUNDO COM UMA MISSÃO ESPECIFICA DE REDENTOR DA HUMANIDADE , PORTANTO LIVRE DAS INQUIETUDES DA CARNE . EM TUDO FOI IGUAL A NOS NA CARNE , MAS NÃO PECOU (NÃO TINHA MALICIA . NELE NÃO RESIDIA A LUXURIA . FOI A IMAGEM PLENA DE DEUS MENTALMENTE E FISICAMENTE . HOMEM PERFEITO . AVISO FINAL , QUESTIONAR O CARATER E A SEXUALIDADE DE JUSUS É PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO QUE NÃO TEM PERDÃO , EM BORA AXISTA SALVAÇÃO PARA AQUELES GAYS QUE RESPGEITAM A JESUS POIS NO AMOR CRISTÃO NÃO EXISTE LUGAR PARA HOMOFOBIA .
    ASESSEM TAMBÉM O MEU BLOG WWW. J MARQUES HISTORY.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. NA VERDADE, QUAL A DIFERENÇA ???? SOBRE A SEXUALIDADE DE JESUS... O QUE ME IMPORTA E A TANTOS OUTROS SERES HUMANOS É O ENSINAMENTO QUE JESUS NOS DEIXOU...ASSIM COMO A SEXUALIDADE DE OUTROS DEVE SER RESPEITADA...AMO JESUS CRISTO E ISTO É O QUE IMPORTA.......

    ResponderExcluir
  11. Quando o evangelho de João fala de João deitado no peito de Jesus, poderia ser qualquer um dos apóstolos, eles ceavam deitados como num divã, ficando mais fácil qualquer um se deitar no peito do outro, lembrando também que não houve nenhuma mulher participando da última ceia.

    ResponderExcluir
  12. Tudo o que vem de Luiz Mott é demoníaco !!

    ResponderExcluir
  13. NAO VOU TE DIZER QUE QUEM DUVIDA DE JESUS VAI PRO INFERNO.QUE DIZ TAMANHA BLASFEMIA J[A ESTA NO INFERNO!!!!

    ResponderExcluir

Atenção!
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Parceria só pelo formulário de contato.