03 outubro 2008

Adicionar vídeos do Youtube no Blog

Uma boa forma de melhorar a interação de seus visitantes é usar vídeos e o Youtube tem de tudo para todos os assuntos. Você pode adicionar vídeos seja dentro dos artigos, seja num elemento de página (gadget/widget) para compor a barra lateral do seu layout e chamar a atenção de seus leitores para um determinado tema. Particularmente gosto muito dos vídeos e é bem simples integrar esse recurso ao conteúdo do seu blog. O que vou mostrar funciona tanto para o Blogger quanto para o Wordpress.

Eu já havia publicado um tutorial sobre isso (“Vídeos do YouTube na postagem”), logo quando comecei aqui com o [ Ferramentas Blog ] e queria apenas reformular o texto, mas achei por bem tratar do assunto de forma mais consistente e dar mais destaque já que essa é uma dúvida recorrente. Também tenho que admitir que meu primeiro texto não ficou muito bom.

O Youtube tem tudo pronto para você usar em seu blog ou site, sem precisar fazer nada de mais. É tudo um simples “copiar e colar” algumas linhas de código onde você deseja usar o recurso.

A primeira coisa a se fazer, claro, é encontrar o vídeo desejado e, do lado direito do vídeo, há um painel com as informações sobre o vídeo que é onde vamos identificar o código que será incorporado ao blog.

tela-youtube-video

Note o menu do lado direito, aqui destacado com um quadrado vermelho.

O que precisamos está identificado com o nome de “Incorporar”, onde você pode ver a linha de código. É isso que você vai copiar e colar em seu blog, mas pode fazer umas modificações e customizar alguns detalhes antes de fazer isso. Veja que há um ícone do lado da linha de código. Clique aí para ver as opções para personalizar.

menu-incorporar-youtube

No destaque com o número “1” note o ícone “Personalizar” e a linha de código que você vai adicionar onde querer em seu blog (vou mostrar abaixo como e onde você pode fazer isso). Com o números “2” você pode escolher cores da janela do vídeo e no ponto “3” qual será o tamanho da janela do vídeo.

Após escolher as opções desejadas, marque e copie a linha de códigos do “Incorporar”.

Para adicionar dentro de um artigo.

Tanto para um artigo no Blogger quanto para o Wordpress, o procedimento é o mesmo. Para os dois casos você terá que digitar o texto desejado que acompanhará o vídeo e, ao terminar e editar tudo, vá para o modelo “HTML” da postagem, antes de ser publicada.

post-blogger-html post-wordpress-html

Há uma aba no editor de texto de cada um que indica o modo HTML de edição, basta clicar. Vá até a parte onde vai adicionar o vídeo em seu artigo e cole o código “Incorporar” que você copiou da página do Youtube, do vídeo desejado. então publique o artigo normalmente e veja o resultado.

Para adicionar num elemento de página.

Esse é tão simples quanto. Tanto para o Wordpress quanto para o Blogger há um elemento de página, um gadget/widget, que aceita códigos HTML e Javascripts. Já criei artigos que ensinam como adicionar códigos nesses elementos e quais são eles. Assim, veja os artigos e cole o código “Incorporar” como mostro, depois é só ver o resultado na sua barra lateral.

Não há segredo e você ainda aprende como usar esse recurso para outros elementos de página e códigos.

Fonte: Ferramentas Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Parceria só pelo formulário de contato.