01 junho 2009

Baixado não é roubado


Pode confessar. Você já baixou algo pela net? Não precisa ficar com a consciência pesada, você faz parte de uma grande estatística. 45% das pessoas que possuem internet em casa já baixaram alguma música, filme, programa de TV ou software.

Há 10 anos essa guerra contra a pirataria vem sendo travada entre multinacionais e usuários que ignoram a impunidade. Mas a final, quem vem ganhando essa guerra? A resposta é animadora: a pirataria \o/.

A indústria do entretenimento percebeu que não adianta combater essa prática e já aposta numa estratégia radical: liberar tudo! Criminalizar práticas que já se tornaram corriqueiras, está cada vez mais difícil, tornando praticamente impossível, frear a pirataria.

Alguns dados

Brasil

A associação Brasileira de Direito Autoral afirmou que não vai perseguir os fãs de downloads.

China
99% da música é pirata e o governo acaba de criar uma lei que anistia os provedores de internet, que não são mais responsáveis pelo que seus internautas baixam.

EUA
Derrubou judicialmente o principal argumento de estúdios e gravadoras que afirmavam que as pessoas que baixavam músicas ou filmes estariam deixando de comprá-los.

União européia
Rejeitou um projeto para cortar a internet de quem faz downloads ilegais.

Alemanha
Só serão julgados casos de quem chegar a baixar 3 mil músicas ou 200 filmes.

Essa é a tendência mundial. O entretenimento está deixando de ser um produto pago para se transformar num serviço gratuito.

4 comentários:

  1. Vamos comemorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a saída para as gravadoras vai ser inserir propagandas no meio do produto, como já fazem na TV aberta e como fazemos nos nossos blogs. Já pensou que hilário em um DVD acústico:

    Agora quero ouvir todo mundo cantando com a gente a música “Fátima”, um oferecimento do guaraná Kuat (o cantor abre uma latinha e toma um gole do guaraná antes de começar a música).

    Na edição do DVD é inserido o logo do Kuat no canto superior esquerdo da tela que vai ficar lá até o final da música e, seguindo esse modelo, cada música tem um patrocinador. Vai ser muito louco!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, deveriam se criar alternativas como esta que vc citou para viabilizar o download grátis na net :)

    ResponderExcluir
  4. As gravadoras têm que ficar mais espertas e, ao invés de tentar lutar contra esse fenômeno irreversível, aproveitar esse grande público de "baixadores" para fazer dinheiro.

    Todos vamos sair ganhando: músicos, gravadoras, patrocinadores, publicitários, usuários…

    ResponderExcluir

Atenção!
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Parceria só pelo formulário de contato.