03 junho 2009

Embalagem muda sim o sabor do refrigerante

Não é questão de frescura não, a embalagem muda e muito o sabor do refrigerante. Aquela sensação de que a Coca-Cola da garrafa de vidro é mais gostosa acaba de ser comprovada cientificamente. Isso também vale para cervejas.

Veja o que muda em cada recipiente:


Garrafas Pet
(plástico)
Os polímeros (micro partículas de plásticos) se misturam ao líquido, daí aquela sensação de sabor diferente. Além do sabor inferior, ainda nos contaminamos.




Latinha
As latinhas são feitas de alumínio, o que em parte é bom porque gela mais rápido que qualquer outro recipiente, entretanto, essa elevação da temperatura agita as substâncias voláteis da bebida, fazendo com que o gás carbônico escape mais rápido. Muito gelada, porém, sem o gás necessário.



Máquina
Os refrigerante de máquinas em minha opinião são os piores. Isso ocorre porque nas máquinas, o refrigerante tem xaropes e gás carbônico vindos de fábrica, mas a água, fundamental no sabor, é filtrada no próprio estabelecimento. Já viu né!


Garrafa de vidro
Material impermeável e de grande inércia química. Demoraria anos e anos para interagir como sabor do refrigerante. Além disso, por ter um índice de porosidade inferior ao do alumínio e da pet, retém o gás carbônico como ninguém. \o/

3 comentários:

  1. Concordo, até o copo em que bebemos modifica o sabor...
    bj

    ResponderExcluir
  2. É li isto na revista Mundo Estranho, confesso que já tinha uma ideia antes mesmo de ler(pelo menos sobre o vidro).

    ResponderExcluir
  3. O pior é que quase não vemos mais as garrafas de vidro.
    Muito bom este post.

    ResponderExcluir

Atenção!
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Parceria só pelo formulário de contato.