22 fevereiro 2011

Copa União 87: Flamengo ou Sport campeão? Conheça a verdadeira história


Por Paulo Vinicius Coelho, o PVC

A história começa em 1986.
Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de São Paulo, os cinco primeiros do Rio, os dois melhores do Mineiro, do Gaúcho, do Pernambucano, os campeões estaduais de outros estados se classificavam.

Assim, entre 1980 e 1986, o Brasileirão teve 40 clubes na primeira divisão (Taça de Ouro, Copa Brasil) e quatro que se classificavam do torneio de acesso (Taça de Prata, Torneio Paralelo, nome oferecido em 1986).

Em 1986, a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte.

Terminado o campeonato, a CBF mudou de idéia. Primeiro, afirmou que não tinha condição financeira de promover o torneio. Foi quando os grandes se rebelaram e fizeram o movimento que criou o Clube Dos Treze. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.

A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (a suposta segunda divisão).

O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão se deu porque o representante do Clube dos 13 na CBF era Eurico Miranda. O Eurico aceitou o acordo com a CBF, mas, quando informou a direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento, o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.

Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como o Campeonato Brasileiro, sem dar muita atenção ao que aconteceria no final do ano. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro, um jogo por rodada sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo.

Pernambuco também vivia assim, porque acompanhava o Santa Cruz no torneio.
E assim o Flamengo venceu o Brasileirão, a Copa União, em 13 de dezembro de 1987. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.

Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. O empate persistiu tanto que ao chegar aos 11 x 11, nas cobranças de pênalti, os dois presidentes decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Inter e Flamengo.

No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1 x 1, em Campinas, venceu no Recife por 1 x 0, gol do zagueiro Marco Antônio. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987.


Opinião de PCV:
Flamengo campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro. O Sport não pode ser descartado, porque é oficial. E eu preciso contar a história inteira. Por isso, embora eu julgue o Flamengo o campeão legítimo, quando me perguntam, digo: Flamengo e Sport são campeões de 1987. É o único jeito de alimentar a curiosidade e contar a história inteira, como todo mundo merece saber.

Minha Opinião:
O título deveria ficar com as duas equipes e parar de uma vez com essa história que nunca irá levar a nada. O Flamengo é HEXA legítimo e o Sport também é campeão. Fim de papo.

Paulo Vinicius Coelho, o PVC, é jornalista desde os 18 anos. Foi repórter da revista PLACAR, repórter, editor e colunista do jornal Folha de S.Paulo e desde 2000 é comentarista dos canais ESPN. Cobriu as Copas de 1994, 1998 e 2006 e tem mais tempo de profissão do que tinha de vida, quando começou a trabalhar

12 comentários:

  1. Para entender o contexto do Campeonato Brasileiro 1987:



    http://www.flamengo.com.br/flapedia/Campeonato_Brasileiro_1987#Contexto_da_Competi.C3.A7.C3.A3o


    Artigo de Ubiratan Leal (editor do Portal Trivela, Balípodo e da Revista ESPN):

    http://www.trivela.com/Futebol.aspx?secao=45&id=16544


    "Entrevista com João Henrique Areias" (Um dos diretores de marketing encarregado pelo Clube dos 13 de comandar o projeto comercial da Copa União de 87):

    http://www.outrasletras.com.br/imprensa_areias13_leoweb.pdf


    Entrevista com Carlos Miguel Aidar (presidente do São Paulo F.C. e idealizador, fundador e presidente do Clube dos 13 em 1987) no programa "Juca Entrevista" da ESPN:

    Juca Entrevista - Carlos Miguel Aidar - Parte 1

    http://www.youtube.com/watch?v=Jvyau2ziMvU&feature=PlayList&p=32B79EDEE8EAA30A&playnext=1&playnext_from=PL&index=13


    Juca Entrevista - Carlos Miguel Aidar - Parte 2

    http://www.youtube.com/watch?v=obuNvEhz2fY&feature=related


    Juca Entrevista - Carlos Miguel Aidar - Parte 3

    http://www.youtube.com/watch?v=ci-UFkQR1sA&feature=related


    Trecho da entrevista com Profº Manoel Tubino, presidente do CND (órgão de última instância desportiva em 1987) sobre a legitimação do título em favor do Flamengo.

    http://www.youtube.com/watch?v=vG_phvdntcY


    Juca Kfouri explica Copa União 1987:

    http://www.youtube.com/watch#!playnext=1&playnext_from=TL&videos=KXCqHdNuUGk&v=LVuhTLNkmD0

    ResponderExcluir
  2. PRA QUEM NÃO TEM CARATER E DIGNIDADE O FLAMENGO É PENTA AGORA PRA QUEM TORCI E TEM DIGNIDADE O FLAMENGO É HEXA!

    ResponderExcluir
  3. Paulo Vinicius Coelho, eu gostaria que seu artigo pesquisasse um pouco mais...se não me falha a memória o Campeonato havia começado com regulamento e tudo quando a CBF se interessou por ele, e após alguns jogos tentaram mudar o regulamento para atender aos insatisfeitos....não é possível que a própria placar ou o Globo não tenha o regulamento deste campeonato e não queira se pronunciar.
    Eu gostaria de saber porque o Sport não foi desfiliado pela CBF uma vez que recorreu a justição comum?

    ResponderExcluir
  4. tanto flamengo quanto sport são campeões de 1987 porque os dois ganharam competiçoes nacionais que envouviam times da primeira divisão de 86 só que eles ganharam competições diferentes como uma copa do brasil e um brasileirão ou uma taça de prata e uma taça Brasil de 68 en que ganharam botafogo e santos, o flamengo é hexa e é o primeiro penta do Brasil e o sport tambem é campeão.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito PVC, realmente o senhor tem o comprometimento com a verdade, só discordo logico da sua opinião porém seu post é perfeito no tocante aos fatos, e a opinião cada um tem a sua, e na minha o SPORT é o unico campeão, não entro no merito da dignidade, haja visto, que acho injusto e fora dos padrões eticos a recusa do confronto direto sob qualquer premissa, porém eu até entendo os anseios e as reclamações daquele ano, o grande porém é que tanto o SPORT bem como o GUARANI não podem ser taxados como vilões nessa historia, pois a queda de braço ficou entre CBF e CLUBE DOS 13, e que na minha holistica o FLAMENGO e o INTERNAICONAL deveriam ter pulso e ceder a pressão da CBF.

    ResponderExcluir
  6. CAMPEÃO DE 1987 É O SPORT...... O resto só é merda que tentam jogar na midia gente sem o menor escupulo que nem esse presidente da CBF que foi a publico afirmando um fato que já tinha se confirmado a anos, sendo que já tinha sido ganho pelo SPORT mais do que merecido na Justiça ai vem um velho safado desse falando Merda. Futibol tambem se ganha em Campo SPORT 1 0 GUARANIR.

    ResponderExcluir
  7. Que me desculpem os torcedores do Sport, mas ficar dando chilique não vai adiantar. Agora já era. A CBF pois fim a essa discussão. Um abraço a vcs que irão ficar com dor de cotovelo! kkkkkkk
    #Chupa!

    ResponderExcluir
  8. isso e a maior vergonha do futebol nao so brasileiro mais mundial, como um cluber como o flamengo tem coragem de comemora um titulo roubando,isso e um vargonha ter um titulo que nao e seu, isso so acontecer aqui no brasil e traz muita vergonha para todos,o sr ricardo texeira era para esta preso em bangu 1 por isso e outras maracutaria que ocorre na cbf. tenho certeza que a justiça nao vai deixa as coisas assim pois se nada for feito, e melhor esquecer de futebol pois esta acabado ,quero ver sr ricardo texeira presso atras das grandes pois la e seu local marginal apreda respeita o futebol pois vc nao saber nada so rouba mesmo

    ResponderExcluir
  9. o fla e campeão da copa união e o sport campeão brasileiro...como tbm o vasco ñ e campeão brasileiro de 2000.

    infelizmente a cbf so me vergonha

    ResponderExcluir
  10. Quem disputou a libertadores foi o sport, quem ficou com a taça das bolinhas foi o São Paulo,e a quem a justiça deu o título? ao Sport! então mulambada, morram........

    ResponderExcluir
  11. Só um adendo; o sorteio dos jogos na globo 15 minutos antes só durou 3 rodadas, isto pq na 1° rodada, onde tinha os clássicos SP x cor, vas x FLA e bah x goi, deu a 3° opção para o país todo o que quebrou a audiencia da venus platinada, logo ela adotaria um time de SP ou do RJ nos fins de semana.

    ResponderExcluir

Atenção!
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Parceria só pelo formulário de contato.