Por Rodrigo Piva
Vamos supor que você precise sair e não quer que ninguém utilize o micro na sua ausência, o que fazer:
Palavra-chave especial [Computador] - bloqueia totalmente o uso do computador no intervalo de horário definido
- Pode ser para para um usuário ou para todos, é só definir na regra
- O Interapp faz um “countdown” pra digitar a senha e cancelar a restrição
Note que esta regra obrigatoriamente precisa ser por período, acredito eu que por proteção no caso da gente esquecer a senha…
Como Bloquear o uso da Internet
Você quer permitir que naveguem na internet sem restrições, porém só na hora do almoço.
Na aba Internet Explorer, marque a opção “Bloquear todos os sites, exceto os da lista abaixo” e clique em Adicionar: selecione a palavra-chave especial [Internet] defina o horário em que a internet estará disponível e dê o OK.
Novamente, basta prestar atenção na descrição da regra que fica fácil compreender o funcionamento. Lembrando que esta opção, como o próprio nome da aba diz, só funciona para o Internet Explorer.
Histórico dos Acessos Bloqueados (Para ver tentativas de acesso bloqueadas)
Na aba “Monitor de Acessos”, se marcarmos a opção “Monitorar janelas dos sites acessados e programas executados, teremos uma lista dos seis últimos acessos a sites ou programas abertos. Além desse controle podemos usar essas informações para “debugar” uma regra; entender porque uma janela foi fechada, por exemplo.
Uma regra pode ser temporariamente desativada para testes e depois reativada, clicando com o botão direito do mouse sobre ela, conforme figura abaixo.
Histórico dos Acessos Realizados
Aqui podemos saber como utilizam o computador. Muito útil para monitorar os usuários e assim aprimorar os bloqueios.
Infelizmente é uma função limitada na versão free, já que apresenta apenas os dezesseis últimos sites ou programas utilizados. Para monitorar tudo é preciso adquirir a versão Pro — o que não chega a ser um grande problema, considerando que custa apenas R$ 19, o mesmo que uma pizza de muzzarella, ou se quisermos comparar com softwares estrangeiros, menos de US$ 9…
Dicas para Aprimorar a Proteção
Para finalizar esta parte do tutorial, alguns exemplos do que vale a pena proteger para uma maior segurança:
Bloquear “msconfig”
Por quê? Através deste aplicativo seria possível desligar o carregamento do InterApp. Use a palavra-chave “configuração do sistema”, que é o título que aparece na janela do msconfig.
Bloquear “data e hora”
Por quê? Se o Orkut estiver bloqueado até as 19h e seu filho adiantar o relógio, também conseguiria burlar a proteção. Use a palavra-chave “data e hora” para bloquear alterações de horário.
Consultei a Quartzo, desenvolvedora do software, e me informaram que a versão Pro já vem com as proteções descritas acima — e outras — configuradas automaticamente.
Daqui poucos dias publicarei a parte final do tutorial. Se ainda não tem o software, aproveite para baixar:
Artigo de: Curiosando
Muito bom! Ótima dica!
ResponderExcluir